Imagem de destaque Prefeitura vai promover dois meses de mutirões de combate ao Aedes aegypti

Prefeitura vai promover dois meses de mutirões de combate ao Aedes aegypti

30/09/2022 - 13:40 | atualizado em 03/10/2022 - 14:02
ASCOM | Texto: Bruno Albernaz | Fotos: Fábio Marçal | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros vai realizar, nos meses de outubro e novembro, seis edições do "DIA D DE COMBATE À DENGUE". O objetivo das ações é intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti neste período que antecede a chegada das chuvas.

Para tanto, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em parceria com diversas instituições, irá promover o “DIA D” nas seguintes datas e regiões: 08/10 (região do grande Santos Reis); 15/10 (região do Major Prates); 22/10 (região do Grande Maracanã); 05/11 (Região do Renascença); 12/11 (região do Delfino Magalhães); 19/11 (Região do Independência).

Durante os seis mutirões, cerca de 43% dos bairros de Montes Claros deverão ser atendidos, tendo sido escolhidos tecnicamente aqueles pertencentes às regiões mais necessitadas. Com o apoio da população, será recolhida uma grande quantidade de materiais inservíveis, como pneus, vasilhames, garrafas pet, latas, garrafas de vidro, sucatas de tanquinhos e geladeiras, lonas e vasos sanitários, todos potenciais criadouros do mosquito da dengue.

É importante destacar que a ação antecede o período chuvoso, uma vez que os ovos do mosquito transmissor da dengue, do zica vírus e da chikungunya podem sobreviver por até 450 dias, eclodindo tão logo tenham contato com a água.

Algumas das principais medidas de combate são:

- providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

- limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

- destinar o lixo para coleta pública;

- escoar a água dos pratos de planta;

- limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.