Imagem de destaque Audiência pública sobre resíduos sólidos debateu coleta seletiva no Santos Reis

Audiência pública sobre resíduos sólidos debateu coleta seletiva no Santos Reis

06/02/2020 - 17:37
ASCOM | Texto: Luis Carlos Gusmão | Fotos: SEMMA

A Prefeitura de Montes Claros realizou nesta quarta-feira, 5, no Salão Paroquial da Igreja dos Santos Reis, no bairro de mesmo nome, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O Plano será composto por diretrizes, estratégias e metas para o manejo ambiental, econômica e socialmente adequado dos resíduos gerados em Montes Claros, elaborado para um horizonte de 20 anos e com revisões a cada quatro anos.

Além da participação do secretário municipal de Serviços Urbanos, Vinícius Versiane, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, e dos técnicos das duas secretarias, a audiência teve a presença de lideranças dos 40 bairros da região Norte da cidade, que compõem o Setor B do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. Participaram, ainda, técnicos da Empresa de Projetos Industriais e Ambientais Ltda (Empia), vencedora da licitação realizada pelo Município para a elaboração do Plano.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, o sucesso da coleta seletiva depende da participação da população. “Só através da mobilização popular organizada, através de cooperativas ou associações, poderemos implantar, de fato, a coleta coletiva para amenizar a questão do lixo, que é um dos maiores problemas de uma cidade”, explicou Ribeiro, informando ainda que o lixo atrai animais peçonhentos e cria focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de produzir o chorume, que é muito venenoso e perigoso para as pessoas e animais e causa danos irreparáveis ao meio ambiente.

“O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem três pilares: o ambiental, o econômico e o social, fazendo a inclusão de pessoas, gerando emprego e renda e, ao mesmo tempo, protegendo o meio ambiente”, informou Vinícius Versiani, secretário municipal de Serviços Urbanos. Segundo ele, "Montes Claros gera hoje, em média, 6.800 toneladas por mês de resíduos sólidos, e a estimativa é que 30% desse montante poderia ser reciclado. A Prefeitura espera conseguir, através do Plano Municipal de Gestão, difundir a cultura de reciclagem na cidade, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda, e dando continuidade aos trabalhos já implantados de reciclagem do lixo”.

O Setor B é contemplado pelos seguintes bairros: Residencial Vitória, Residencial Vitória II, Cidade Industrial, Quintas da Boa Vista, Vila Castelo Branco, Jardim Eldorado, Vila Alice, Nova Morada, Santa Eugênia, Vila Áurea, Bela Paisagem, Jardim Brasil, Vila São Francisco de Assis, Vila Atlântida, Bela Vista, Santos Reis, Nossa Senhora Aparecida, Vila Antônio Narciso, Condomínio Pai João, Barcelona Park, Vila Santa Cruz, Distrito Industrial, Amazonas, Renascença, Santa Cecília, Vila Tiradentes, Tancredo Neves, Alice Maia, Vila Regina, Raul José Pereira, Edgar Pereira, Vila Três Irmãs, Brasília, Vila Toncheff, Jardim América, Vila João Gordo, Vila Regina, São João, Cidade Cristo Rei e Vila Marciano Simões.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.