Imagem de destaque RESÍDUOS SÓLIDOS - São João da Vereda recebe primeira das audiências públicas sobre destino do lixo

RESÍDUOS SÓLIDOS - São João da Vereda recebe primeira das audiências públicas sobre destino do lixo

04/02/2020 - 14:54 | atualizado em 04/02/2020 - 14:59
ASCOM | Texto: Rubens Santana | Fotos: Fábio Marçal e Acervo Pessoal

Como parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), realizou na manhã desta terça-feira, 4, na comunidade de São João da Vereda, zona rural do município, a primeira de várias audiências que serão realizadas com a população (programação aqui). Dezenas de moradores da comunidade participaram da reunião e, além de ouvirem sobre o que consiste o projeto, fizeram propostas para o plano. 

Presidente da Associação de Moradores de São João da Vereda, Nayara Oliveira enfatizou que “a comunidade está aberta para participar do projeto, que é de fundamental importância para a preservação do meio ambiente”.  

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos constitui-se em um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e é considerado uma ferramenta de planejamento estratégico para os municípios. Ele é composto por diretrizes, estratégias e metas para o manejo ambiental, econômico e socialmente adequado dos resíduos gerados em seu território, elaborado para um horizonte de 20 anos e com revisões a cada quatro anos.

A Empresa de Projetos Industriais e Ambientais Ltda (Empia), vencedora da licitação realizada pelo Município, é a responsável pela elaboração do Plano. Nestas primeiras audiências, a Empia faz uma breve apresentação da etapa de diagnóstico e, também, esclarece dúvidas e coleta críticas e sugestões que poderão ser incorporadas ao Plano.

De acordo com Vinícius Versiane, secretário municipal de Serviços Urbanos, “Montes Claros gera hoje, em média, 6.800 toneladas por mês de resíduos sólidos, e a estimativa é que 30% desse montante poderia ser reciclado. A Prefeitura espera conseguir, através do Plano Municipal de Gestão, difundir a cultura de reciclagem na cidade, preservando o meio ambiente, gerando emprego e renda, e dando continuidade aos trabalhos já implantados de reciclagem do lixo”. 

 

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.