A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o projeto “Cor e Luz”, financiado pelos Rotary Club Sul e Oeste. O objetivo é atender mais de duas mil crianças de oito escolas da Rede Municipal de Ensino com exames oftalmológicos, beneficiando alunos da faixa etária entre 6 e 12 anos. Os rotarianos investiram mais de R$ 25 mil, em uma parceria com a ONG HLver de São Paulo.
Segundo Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, dados apontam que 10% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. “E a necessidade oftalmológica é a que representa uma maior preocupação, porque é a partir desse problema que vamos interferir no aprendizado da criança. Assim, podemos melhorar substancialmente o ensino oferecido pela Rede Municipal de Ensino”, destaca.
Maria Socorro de Carvalho Silveira, presidente do Rotary Club Sul de Montes Claros, afirma que "as entidades tiveram a iniciativa em trazer esse projeto para a cidade de Montes Claros porque o Rotary, ao longo da sua existência, tem feito o bem para a humanidade. Quando a população montes-clarense é beneficiada, isso para os rotarianos é um grande presente”.
Ainda segundo a rotariana, essa faixa etária foi indicada pelos médicos oftalmologistas porque é quando a criança já está na idade escolar e é possível realizar um exame mais minucioso. “Existe uma demanda reprimida muito grande para o atendimento dessas crianças, e o Rotary resolveu investir no projeto 'Cor e Luz' através de uma equipe multidisciplinar de oftalmologistas, optometristas e técnicos de uma ONG de São Paulo”, frisa.
Socorro destaca ainda que, além de facilitar o acesso da criança à consulta oftalmológica, os rotarianos estarão doando os óculos. “Detectado o problema e a necessidade das crianças usarem óculos, o Rotary vai doar para elas. Além disso, caso sejam detectados problemas visuais mais relevantes, as crianças serão encaminhadas para o centro de oftalmologia do Alpheu de Quadros, e nós daremos prosseguimento ao tratamento ou à cirurgia, caso haja necessidade”, enfatiza.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025