Imagem de destaque Prefeitura realiza, neste sábado, grande ação de combate à dengue na Praça Doutor Carlos

Prefeitura realiza, neste sábado, grande ação de combate à dengue na Praça Doutor Carlos

25/01/2019 - 10:29 | atualizado em 25/01/2019 - 10:31
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes e Rubens Santana | Fotos: Divulgação

Neste sábado, 26, a Prefeitura de Montes Claros vai realizar uma grande ação educativa para conscientizar a população a respeito dos perigos trazidos pela dengue, zica e chikungunya, e sobre a responsabilidade de todos no combate ao mosquito da dengue, vetor dessas doenças. A ação será realizada na Praça Doutor Carlos, das 8 horas ao meio-dia.


A programação inclui a realização gratuita de exames de pressão arterial e de saúde bucal, além de orientações sobre a dengue, e panfletagem. Cerca de 40 servidores participarão das ações, que têm como público-alvo as centenas de pessoas que passarão pela praça nesse sábado.


Essa é apenas mais uma das diversas ações que a Prefeitura tem realizado, durante este mês, para conscientizar a população sobre a importância de que todos ajam para combater o Aedes aegypti, esse pequeno mas terrível inimigo, que mora dentro das casas (90% dos focos do mosquito são encontrados no interior das residências). Vale lembrar que, se cada pessoa tirar 10 minutos por dia para eliminar a água parada de dentro de sua própria casa (vasos, recipientes de armazenamento, garrafas vazias), o perigo irá diminuir consideravelmente.


Durante a semana, várias ações de educação e conscientização estão sendo realizadas em diversos bairros. Ao menos 200 enfermeiros do programa Estratégia de Saúde da Família orientam os moradores durante os encontros dos grupos de saúde. Além disso, mais de 800 agentes comunitários de saúde também foram orientados para participar do plano de enfrentamento à dengue em Montes Claros. Cerca de 270 agentes de combate a endemias estão na linha de frente desta batalha, fazendo o serviço de porta em porta.


No bairro Santa Rafaela, a equipe de agentes de saúde está trabalhando integrada com os agentes de combate a endemias. Uma grande mobilização no bairro foi realizada com o objetivo de mobilizar os moradores a cuidar de seus domicílios.


Ações simultâneas aconteceram também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Morrinhos, Planalto, Monte Carmelo l e ll, Vila Oliveira e Vila Mauriceia, além de visitas em centenas de residências, sobretudo nas regiões onde foram detectados altos índices de infestação do mosquito.