Imagem de destaque Prefeitura realiza oficina para humanização de partos

Prefeitura realiza oficina para humanização de partos

04/04/2018 - 09:01
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Kamila Soares | Fotos: Fábio Marçal

Foi realizada, na Secretaria Municipal de Saúde, uma oficina para discutir a humanização de partos e outros detalhes relacionados ao assunto. O projeto em questão é o Programa Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Ápice On), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura e diversos órgãos de saúde da região.

Na oportunidade estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, gestores das faculdades, servidores municipais e profissionais da área. Neste primeiro momento foi feita uma discussão sobre o que poderia ser melhorado na área de atendimento às gestantes, o que deveria ser mudado para que em um segundo momento fossem feitas delimitações e cronogramas para a realização de ações e atividades.

O PROJETO

A iniciativa, coordenada em parceria com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), propõe um modelo baseado em evidências científicas, nos princípios da humanização e na garantia de direitos. O projeto integra 95 instituições, entre hospitais universitários e de ensino, no âmbito da Rede Cegonha e tem como objetivo principal qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.