O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, recebeu o prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, categoria Ambientalista, na noite dessa quinta-feira, 10, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A comenda foi um reconhecimento pelas ações, obras, projetos e programas em defesa da preservação e revitalização do meio ambiente realizados pela Prefeitura. Outros sete órgãos, entidades e pessoas receberam o prêmio, em solenidade realizada no dia 19 de setembro.
A premiação foi bastante prestigiada. O evento lotou o auditório, com as presenças de lideranças políticas, empresariais e comunitárias, ambientalistas, e integrantes de órgãos, entidades e organizações não governamentais. O troféu, uma formiga esculpida com materiais recicláveis, obra do artista plástico Gu Ferreira, foi entregue ao prefeito pelo presidente do Codema (Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente de Montes Claros), Paulo Ribeiro, pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Martins de Freitas, e pelo conselheiro decano Juvenal Mendes Oliveira, representante das entidades de classe dos produtores rurais.
Na oportunidade, o presidente do Codema e secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ribeiro, enumerou algumas das ações da Administração Municipal em prol da preservação e da sustentabilidade. “São mais de 900 barraginhas, e projetos importantes como os chamamentos públicos, o Vale Verde (que leva as pessoas gratuitamente aos parques, aos domingos), o Ecocédito, que paga para a conservação de mais de 900 hectares, Crescendo Juntos, Operação Estiagem, dentre outros”, destacou o secretário.
Ao receber o prêmio, o prefeito foi enfático ao afirmar que "a Secretaria de Meio Ambiente e o Codema têm um papel significativo. Temos que cuidar da Natureza, até mesmo para garantir a nossa própria sobrevivência”.
PRÊMIO - A homenagem é oferecida anualmente a empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente. Os outros escolhidos foram: José Simael Ferreira (Categoria Produtor Rural); Departamento Geral de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Categoria Educação); Rede Albatroz (Categoria Comércio); a jornalista Maria Cecília (Categoria Imprensa); a Casa de Acolhimento Amor e Vida (Categoria Terceiro Setor); e o Instituto Estadual de Florestas (Órgão Público).
IVO DAS CHAGAS - O nome do prêmio é uma homenagem ao professor Ivo das Chagas, que faleceu recentemente. Ele foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025