João Simael Ferreira da Silva foi homenageado com o Prêmio Professor Ivo das Chagas, na categoria Produtor Rural, em solenidade realizada quinta-feira passada, 19, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ambientalista, conhecido nacionalmente por preservar a Natureza e produzir alimentos saudáveis, sem utilização de agrotóxicos, foi premiado pela Fundação Banco do Brasil por ter feito o melhor projeto de barraginhas e de preservação de nascentes do Brasil. O produtor também contribuiu significativamente para a viabilização de mais de 300 barraginhas na região do Planalto Rural, Olhos D´Água e Santa Rita.
Possui 138 hectares de área totalmente preservada, onde tem uma nascente que foi revitalizada e que a 100 metros do vertedouro movimenta um “carneiro”, abastecendo a propriedade de água, diuturnamente. Todas as ações desenvolvidas por Simael Ferreira são ecologicamente corretas, como plantio de tomate, pimentão, chuchu, quiabo, jiló, berinjela, maxixe e vargem. Também produz hortaliças e frutas, como laranja pocã, abacaxi e morango e, em breve, uvas, nesta mesma metodologia.
Segundo ele, o importante é estar sempre atento à presença de formigas ou pulgões. Entretanto, afirma que nunca utiliza defensivos, porque o objetivo é ter garantia de um produto cem por cento natural. O produtor já teve os morangos produzidos reconhecidos como de alta qualidade pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que, por várias vezes, recolheu amostras da fruta para análise. Sua propriedade recebe visitantes que buscam conhecer como é feito o plantio.
PRÊMIO - A homenagem foi para empresas e ambientalistas que se destacaram na defesa e preservação do Meio Ambiente. É oferecida, anualmente, pela Prefeitura de Montes Claros, através do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema). A solenidade contou com as presenças de vereadores, deputados, representantes do Ministério Público e outras lideranças políticas e comunitárias de Montes Claros e Norte de Minas. Os outros escolhidos foram: Departamento Geral de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes (Educação), Cerâmica Montezuma (Indústria); Grupo Albatroz (Comércio); Instituto Estadual de Florestas - IEF (Órgão Público); Associação Amor e Vida (Terceiro Setor); e jornalista Maria Cecília Oliveira Souza (Imprensa). O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, foi o escolhido na categoria Ambientalista.
Os homenageados receberam troféus em formato de formiga. A premiação é de autoria do artista plástico Gu Ferreira, com o auxílio dos reeducandos do programa “Para Além das Prisões”.
IVO DAS CHAGAS - O professor Ivo das Chagas faleceu recentemente. Foi um dos maiores estudiosos sobre cerrado no Brasil, com trabalhos de referência mundial sobre geografia tropical, ecologia vegetal, cartografia, metodologia e pesquisa, e organização do espaço. Era conhecido no Norte de Minas como o “Pai do Cerrado”, já que sempre o defendeu ardorosamente.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025