Imagem de destaque PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS -  Prefeito de Montes Claros é paraninfo dos formandos do Proerd

PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - Prefeito de Montes Claros é paraninfo dos formandos do Proerd

05/12/2019 - 14:40
ASCOM | Texto e Fotos: Rubens Santana

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, participou, na noite dessa quarta-feira, 4, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar de Minas Gerais. Mais de 2600 alunos, de 23 escolas municipais e estaduais, participaram da cerimônia de formatura, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. O prefeito foi o paraninfo da turma de formandos do segundo semestre. O evento contou com a participação do alto comando da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), da secretária municipal de educação, Rejane Veloso, diretores de escolas e pais de alunos.

O chefe do Executivo Municipal enfatizou que “é com muita alegria que o município faz parte desse projeto de formação das crianças, jovens e adolescentes, sobretudo porque eles são o futuro de nosso país. E, no momento em que a juventude brasileira sofre tanto assédio para desvios de conduta, esse programa vem fortalecer os vínculos da escola/família/comunidade. O alcance desse programa é muito maior do que possamos imaginar em termos de resultados, de formação de um jovem mais forte e persistente para contribuir efetivamente e decisivamente para o nosso país”.

Ainda segundo o prefeito, é “por está razão o município de Montes Claros se sente profundamente orgulhoso de estar participando deste programa da gloriosa Polícia Militar, que exemplifica, com essa atitude, a responsabilidade que tem na formação de um povo orgulhoso de ser mineiro e orgulhoso de ser filho de Montes Claros. O programa mostra para todo o estado e para todo o país que Montes Claros pensa na educação e em um futuro de uma cidade melhor, mais humana e mais justa, para permitir que sua gente desfrute de tudo no município com paz e alegria”.

Coronel e atual comandante da 11 RPM, Wanderlúcio Ferraz dos Santos destacou que o programa “é a forma de chegar aos pais que, ao ensinarmos a criança o caminho que ela deve seguir, quando crescer ela não desgarrará. Os pais são os fomentadores desse programa, que cresce a cada dia”.

PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

MONTES CLAROS - O programa foi implantado em 2003 em Montes Claros. Desde então, objetivando um contínuo alinhamento das estratégias preventivas direcionadas a combater o fenômeno de consumo de drogas, mais e mais policiais militares foram capacitados, aumentando o seu alcance. Desde a sua implantação, o Proerd já atendeu mais de 150.000 crianças/adolescentes na região, em 77 municípios.