Imagem de destaque Realizada 1ª Feira de Matemática e Ciências Naturais das Escolas Municipais de Montes Claros

Realizada 1ª Feira de Matemática e Ciências Naturais das Escolas Municipais de Montes Claros

19/09/2019 - 11:19
ASCOM | Texto: Farley Henrique | Fotos: Educamoc

De 2 a 14 de setembro foi realizada, nas unidades escolares municipais com Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a 1ª Feira de Matemática e Ciências Naturais das Escolas Municipais de Montes Claros (Femac/Moc), idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

A Feira, que faz parte do Anteprojeto de mesmo nome, visa incentivar a cultura de investigação científica no ensino da Matemática e das Ciências Naturais, por meio de experiências e experimentos. Durante a execução do projeto, foram realizadas atividades que priorizaram metodologias diferenciadas, despertando o espírito investigativo das crianças.

Na Escola Municipal Dú Narciso, a Femac/Moc aconteceu no dia 13. Na ocasião, a unidade realizou uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos ao longo do projeto, com ênfase na Matemática. O evento contou com a presença da analista educacional da SME, Acilege Pereira, que destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “A feira da escola foi muito interessante. Os trabalhos com a Matemática chamaram muita atenção pela qualidade e pelo fato de que, normalmente, nessas exposições são abordados mais os trabalhos da área de Ciências”, comentou a analista.  

Com foco nos jogos matemáticos e experimentos dentro da Ciência, a Femac/Moc da Escola Dr. Alfredo Coutinho aconteceu no sábado, dia 14 setembro, e contou com exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos e visita de toda a comunidade escolar.

Também no sábado, 14, foi realizada a exposição da Escola Profª. Maria de Lourdes Pinheiro, que teve como título “1º Circuito Científico e Tecnológico de Matemática e Ciências Naturais - Experimentando e Matematizando na Maria de Lourdes". “O evento atingiu o seu objetivo principal, que foi o incentivo à prática consciente, à confecção e utilização de jogos matemáticos, e à investigação científica no cotidiano escolar. Ressalto a criatividade das professoras e a participação dos alunos e família no evento”, destacou a supervisora pedagógica da unidade, Christiane Brant.

Ainda no dia 14, mais dois educandários realizaram suas exposições. Na Irmã Beata, segundo a direção da unidade, os trabalhos realizados pelos alunos oportunizaram aos mesmos buscar e apresentar seu próprio conhecimento, através de pesquisas e  experimentos durante o processo. “O entusiasmo pôde ser percebido no momento em que eram questionados e estimulados a falar sobre o trabalho apresentado para os visitantes que compareceram para prestigiar o evento. A Escola acredita que os objetivos foram alcançados e considera como extremamente válida esta iniciativa da Prefeitura, uma vez que trouxe enriquecimento em todas as áreas do conhecimento”, completou.

Com o título “Construindo saberes científicos”, a Feira da Egídio Cordeiro Aquino foi marcada por muita interação e conhecimento, como afirmou a diretora da escola, Carla Patricia Vasconcelos. “Professores e alunos se empenharam na realização desse projeto, que trouxe aos alunos novos saberes, através da realização de experiências e experimentos, de forma lúdica e prazerosa. Experimentar, criar e recriar… são elementos necessários que permitem uma aprendizagem eficaz. Parabéns aos alunos e professores, que foram os protagonistas deste tão grande feito”, explicou a diretora.