Uma medida simples adotada pela Prefeitura há seis meses representou uma grande economia para os cofres públicos. Em outubro do ano passado foi reduzida a rotação no motor dos caminhões compactadores utilizados na coleta do lixo. A medida fez com que os motores fossem alterados de 3 mil rotações por minuto para 1.800.
Em pouco tempo os resultados foram positivos, revelando uma grande economia. A alta rotação comprometia o funcionamento dos motores, pois a compactação do lixo acelerava a rotação através da utilização do motor estacionário, exigindo um trabalho maior de todo o sistema mecânico e de arrefecimento. Antes de outubro de 2017 eram trocadas 6 turbinas a cada mês, o que gerava um gasto de R$ 15 mil mensalmente apenas com a substituição dessas peças. Após seis meses, nenhuma turbina precisou mais ser trocada.
Além das turbinas, os veículos coletores de lixo não apresentaram sequer problemas no motor em todo o período, tendo todo o trabalho no setor mecânico da Prefeitura se concentrado apenas na manutenção das peças básicas. Vale destacar ainda que a redução da rotação tem contribuído também para a economia de combustível.
Outro aspecto positivo na medida adotada diz respeito à diminuição do barulho emitido pelos 14 caminhões compactadores. A redução nos decibéis tem beneficiado tanto os trabalhadores que atuam diretamente na coleta quanto a população de um modo geral.
Essa pequena alteração, que representou uma grande economia para as contas do município, atendeu às diretrizes do prefeito Humberto Souto, que vem implementando medidas conscientes e eficazes na gestão dos recursos públicos. A redução agora deverá ser estendida a outros veículos da Prefeitura, contribuindo ainda mais para a redução dos gastos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025