Imagem de destaque Semana Municipal Contra o Tabaco -  Prefeitura promove ações de combate ao fumo

Semana Municipal Contra o Tabaco - Prefeitura promove ações de combate ao fumo

30/05/2019 - 16:09
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Bruno Albernaz e Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal, Hélder Maurício e Rubens Ribeiro

Foi realizado no hall da Prefeitura de Montes Claros, na manhã dessa quinta-feira, 30, um evento de alerta sobre os males causados pelo cigarro. A ação fez parte da “Semana Municipal contra o Tabaco”, e foi promovida pela Prefeitura através do CEREST (Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador), com apoio de equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de faculdades da cidade. As atividades deram destaque ao Dia Mundial sem Tabaco, que será celebrado nesta sexta-feira, 31.

O local recebeu uma exposição de cartazes ilustrativos alertando sobre os riscos do tabaco, e também uma Mostra de Experiências Exitosas do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, com dados dos grupos de apoio às pessoas que desejam largar o vício que funcionam nas unidades de saúde de diversas regiões de Montes Claros. O material foi feito pelas equipes das EFSs, com colaboração de acadêmicos da área da Saúde. Houve também uma blitz em frente à Prefeitura, onde os motoristas receberam folders informativos sobre o tema. “Temos ampliado o combate ao tabagismo, um vício que traz sérios problemas para a saúde. As equipes atuam em muitas regiões da cidade e têm conseguido resultados significativos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta.

Para Ariadna Janice Drummond, médica da Saúde da Família e referência do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, o fumo pode ser considerado também uma doença pediátrica, uma vez que muitas pessoas começam, ainda na infância (com idade entre 9 e 10 anos), a fazer uso do cigarro. “Eu acredito que isso aconteça pela disponibilidade do cigarro à venda nos estabelecimentos comerciais. Há também o aspecto familiar: às vezes a criança está inserida em um ambiente de fumantes”, alertou.

Foi oferecida à população, na ocasião, serviços de aferição de pressão, testes de glicemia capilar e vacinação contra a gripe. A programação continuou na parte da tarde, na Câmara Municipal.

ESPIROMETRIA – Uma das inovações no combate ao tabagismo no Município tem sido a implementação dos exames de espirometria na rede de atenção básica. O exame testa as funções pulmonares, permitindo o registro de vários volumes e dos fluxos de ar.

Atualmente a espirometria tem sido disponibilizada por meio de agendamento, que pode ser feito em qualquer unidade de saúde. Após agendar o exame, o paciente será encaminhado para a Estratégia de Saúde da Família do bairro Morrinhos, onde o serviço está sendo centralizado.