A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Segurança do Trabalho e Assistência à Saúde da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), promoveu, entre os dias 16 e 18 de setembro, um corredor de abraços no hall de entrada do prédio da Prefeitura.
Ao todo, foram distribuídas 1500 panfletos com frases de apoio e orientação de como procurar ajuda, além de 800 laços amarelos, símbolos da campanha de conscientização sobre o suicídio. Incontáveis abraços também foram distribuídos para todas as pessoas que passaram pelo local.
Jaheb Castro foi um dos abraçados. Para ele, o gesto é acolhedor: “um abraço faz a diferença. Eu acredito muito na cura através desse gesto, que sensibiliza realmente as pessoas”.
O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a questão do suicídio, já que a discussão sobre o tema é importante para que as pessoas entendam que existem outras opções e que viver vale a pena.
Dados: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 11 mil pessoas cometem suicídio por ano no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), 60% dos suicídios são feitos através de enforcamento, e 18% por intoxicação.
Em Minas Gerais, somente em 2017, foram registrados 1.435 autoextermínios, um aumento de 14,4% se comparado a 2016, quando 1.245 pessoas cometeram suicídio.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua no apoio emocional e na prevenção ao suicídio, por meio do telefone 188, que atende 24 horas por dia, em todo o território nacional. São atendidas pelo serviço, diariamente, aproximadamente nove mil pessoas.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025