Imagem de destaque Tempo de espera em cartórios de Montes Claros deve ser de no máximo 20 minutos

Tempo de espera em cartórios de Montes Claros deve ser de no máximo 20 minutos

23/05/2019 - 09:45
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Attilio Faggi | Fotos: Fábio Marçal

Nesta quarta-feira, 22 de maio, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, sancionou a lei que determina que o tempo de atendimento dos usuários de cartórios seja de no máximo 20 minutos. De acordo com o texto da Lei Municipal nº 5.144, considera-se tempo de atendimento o computado desde a entrada do usuário no estabelecimento do cartório até o início do efetivo atendimento.

Os cartórios também deverão instalar banheiro, bebedouro e assentos individuais para uso de clientes, inclusive adaptados para atender as necessidades das pessoas com deficiência. Agora, cabe aos cartórios extrajudiciais de serviços notariais e de registro implantar os procedimentos necessários para o cumprimento da lei que entrará em vigor no prazo de 90 dias a partir da sua publicação, que se deu em 23 de maio.

Para comprovação do tempo de espera, o usuário apresentará o bilhete da senha de atendimento, onde constará o horário de recebimento da senha e o horário do atendimento. As denúncias de descumprimento da lei deverão ser realizadas ao serviço de Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

No caso de descumprimento da lei, a multa aplicada tem o valor de 500 unidades de referência fiscal de Montes Claros, o que corresponde a R$ 18.160. No caso de reincidência, o valor da multa dobra, e o alvará de funcionamento pode ser suspenso no caso de uma terceira constatação de irregularidade.