Imagem de destaque “A Caravana da Ilusão: Formação de Plateia”  - Projeto financiado pelo SISMIC leva o teatro para a zona rural

“A Caravana da Ilusão: Formação de Plateia” - Projeto financiado pelo SISMIC leva o teatro para a zona rural

15/06/2018 - 14:58
ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Dalila Lopes

O SISMIC (Sistema Municipal de Incentivo à Cultura) é um programa da Prefeitura de Montes Claros que destina recursos para o fomento de diversas manifestações culturais na cidade, valorizando os artistas locais. A seleção dos projetos beneficiados é feita de forma transparente e democrática, através de uma comissão formada por representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, Fundação Marina Lorenzo Fernandez, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Cultura.

Um dos diversos projetos que está sendo financiado pelo SISMIC é denominado “A Caravana da Ilusão: Formação de Plateia”. Realizado pelo GEPETI (Grupo de Extensão, Pesquisa e Experimentos em Técnicas Interpretativas), do Curso de Teatro da Unimontes, o projeto tem como objetivo levar para seis distritos de Montes Claros (Nova esperança, São João da Vereda, Santa Rosa de Lima, Ermidinha, Miralta e São Pedro da Garça) o amor pelas artes cênicas, através da apresentação da peça “A Caravana da Ilusão” em espaços públicos e da realização do workshop “Criação de Grupos Artísticos e Fomento à Cultura”, tudo de forma gratuita.

Até o momento, o projeto já chegou aos distritos de Nova Esperança e São João da Vereda, permitindo que pessoas nunca assistiram uma peça teatral (exceto as escolares e/ou religiosas) pudessem entrar em contato com a arte dos palcos. De acordo com Solange Sarmento, coordenadora do Curso de Teatro da Unimontes, o sucesso do projeto está superando as expectativas, “na participação do público, no interesse por desenvolver projetos na área da cultura”. Ela destaca que, graças à realização do workshop, alguns moradores de São João da Vereda já começaram a planejar um Festival de Cultura no distrito.

As próximas apresentações do projeto “A Caravana da Ilusão: Formação de Plateia” serão em Santa Rosa de Lima (30 de junho), Ermidinha (7 de julho) e Miralta (18 de agosto).

A CARAVANA DA ILUSÃO – A peça teatral “A Caravana da Ilusão” é de autoria do escritor Alcione Araújo, originário de Januária. A obra é liberada pela SBAT.