O Projeto Sabores do Gerais realizou sua primeira Cozinha Show de 2025 na noite dessa segunda-feira (dia 9) para uma plateia pra lá de especial. A ação teve como proposta marcar a atual fase do projeto, que é desenvolvido pela Prefeitura de Montes Claros e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais para a promoção dos frutos do cerrado.
Estiveram presentes o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o diretor de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Samuel de Melo Goulart, Márcia Valéria, gerente da Unidade de Indústria, Comércio e Serviços (UICS) do Sebrae Minas, secretários municipais, mais de 20 proprietários de bares/restaurantes da cidade, representantes de cooperativas de pequenos produtores rurais do Norte de Minas e convidados especiais do segmento gastronômico.
A chefe e consultora do Sabores do Gerais, Bernadete Guimarães, conduziu a receita da noite, um arroz “caldoso” com várias especiarias típicas da cozinha geraizeira, um símbolo da grande qualidade produtiva presente em toda a região.
“O Norte de Minas é muito rico. A gente precisa, de fato, apoiar todas essas iniciativas. Ao fortalecer a comida regional, fortalecemos aqueles que mais precisam, aquela população extrativista que vem ao longo de muitos anos. A nossa cultura ‘dos sabores do Cerrado’ alimentou várias gerações. A Prefeitura de Montes Claros vê neste projeto uma grande perspectiva, não só de desenvolvimento social e ambiental, mas desenvolvimento econômico”, definiu o prefeito Guilherme Guimarães. O Sabores do Gerais agrega o trabalho de várias secretarias municipais atuando de forma integrada em diferentes eixos: aceleração econômica, cultura, turismo, educação, agricultura e meio ambiente.
O diretor de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Samuel de Melo Goulart, lembrou da importância da união de esforços para a construção do projeto, que integra as ações de investimentos públicos do Pró-Pequi em Montes Claros. “O Programa Pró-Pequi tem a finalidade de apoiar as populações que tradicionalmente vivem e trabalham de forma sustentável no bioma Cerrado e em suas áreas de transição com a Caatinga. O sucesso das atividades desenvolvidas por esse projeto, para além dos benefícios diretos à cadeia do agroextrativismo na região, poderá servir de estímulo para sua reprodução em outros municípios do Estado”, destacou Samuel.
Impacto social e econômico
O Cozinha Show, realizado no Bar do Thom, integra as ações conjuntas do Prepara Gastronomia do Sebrae Minas, parceiro nas ações de capacitação dos bares e restaurantes que fazem parte do Sabores do Gerais. Além da receita principal da noite, o público pôde adquirir vários produtos da agricultura familiar e agroextrativista, expostos no espaço do evento, como castanhas de baru, polpas de sucos do Cerrado, farinhas, óleos de pequi e macaúba, entre outros.
“Esse projeto tem uma grande importância para a cultura alimentar do Norte de Minas, mas especialmente para os pequenos negócios. A gente somou todo o conteúdo, toda a experiência do Prepara Gastronomia, juntamente com o Sabores do Gerais, e o objetivo principal é a gente estruturar a cadeia dos frutos do Cerrado, estimular o consumo de alimentos e produtos e gerar novos negócios”, avaliou o analista do Sebrae no Norte de Minas, Walmar Magalhães. Outro objetivo é fortalecer a identidade da Cozinha Geraizeira que já é um grande atrativo para a promoção do turismo na cidade.
Sabores do Gerais
O Sabores do Gerais busca valorizar os Frutos do Cerrado e sua utilização na cozinha regional, dando visibilidade e gerando negócios aos pequenos produtores e cooperativas agroextrativistas do Arranjo Produtivo Local do Pequi e Frutos do Cerrado (APL do Pequi).
O projeto contempla uma série de iniciativas em diferentes frentes, tais como capacitação e consultorias exclusivas para bares e restaurantes, rodadas de negócios, desenvolvimento de cadeias produtivas, introdução dos frutos na alimentação escolar, treinamentos com nutricionistas e cantineiras, cursos de gastronomia empreendedora, participação em feiras e eventos e outras ferramentas de acesso a mercados. Estão planejadas mais ações no estilo Cozinha Show, com outros chefes convidados, até o final deste ano.
Para o engenheiro agrônomo Nelcir Aparecido Fagundes, representante da Cooperativa Grande Sertão, que atua em 48 municípios e conta com mais de 400 cooperados, o projeto será um grande difusor da qualidade produtiva do Norte de Minas e a importância cultural e econômica da região. “O Cerrado é extremamente importante, principalmente para nós aqui do Norte de Minas, pois representa não só uma grande fonte de alimentação, mas também uma fonte de renda para muitas famílias. Agora, o projeto vem dar visibilidade para os nossos produtos, para o nosso trabalho, e fortalecer a preservação do Cerrado em todas as partes”, opina.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025