Imagem de destaque PRIMEIRO A OBRIGAÇÃO, DEPOIS A DIVERSÃO - Servidores que trabalharam na obra do Juvenção participam de partida no estádio

PRIMEIRO A OBRIGAÇÃO, DEPOIS A DIVERSÃO - Servidores que trabalharam na obra do Juvenção participam de partida no estádio

20/01/2026 - 11:40
SECOM | Texto: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude | Fotos: Robson Durães

Grande parte dos operários que atuaram na obra e no suporte da reforma e modernização do Estádio Juvêncio Augusto Soares viveu uma experiência inédita, e como protagonista do espetáculo. Na manhã desse domingo (18/01),  ao invés do canteiro de obras em que estiveram presentes por aproximadamente 100 dias durante a reconstrução do Estádio "Juvenção", eles tiveram a oportunidade de participar de um momento festivo como atletas já no campo de jogo totalmente pronto.

Esta foi a forma de reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos servidores e colaboradores das diversas secretarias municipais da Prefeitura de Montes Claros que foram protagonistas, do administrativo ao operacional, em todos os dias da obra, iniciada em setembro e entregue dentro do prazo estipulado pelos organismos de segurança e pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para os jogos do North Esporte na 1ª Divisão Estadual. A iniciativa recebeu apoio de empresários, do próprio North e de todos os secretários que compõem a Gestão Municipal.

Como o gramado - controle e manutenção - é de responsabilidade do North Esporte e é necessário atender ao padrão de qualidade exigido pela FMF, o uso foi possível em comum acordo com a diretoria do clube. Houve o controle quanto ao tempo de uso em, no máximo, 2 horas, com acompanhamento do técnico que supervisiona a evolução do plantio.

PRIMEIRO GOL

"O jogo estava complicado, com cara de empate. Aí, eu me arrisquei no ataque, avisei aos companheiros e tive a sorte de fazer um gol num chute de primeira, no ângulo", relata o atleticano Vitor Oliveira Silva, que como ele mesmo resume, jogando de lateral foi o "autor do primeiro gol em um jogo não oficial no Estádio Juvenção". Agente de trânsito da MCTrans há 9 anos, um dos setores da Prefeitura que deu suporte em vários momentos da obra para o controle de tráfego, Vitor gostou da experiência. "Foi tudo muito bem organizado. Uma brincadeira com ar de seriedade, com arbitragem, bandeirinhas e tudo mais. O clima foi de jogo, e tive uma amostra de como é estar num estádio oficial".

"Por mais que as pessoas possam entender que este seria mais um trabalho de nossos operários, a reconstrução do Estádio "Juvenção" foi uma verdadeira missão que todos assumiram e realizaram com louvor", disse o prefeito Guilherme Guimarães em sua mensagem. Foram formadas seis equipes, com 11 jogadores em cada, e rodízio na utilização do campo, com três jogos de 30 minutos de duração cada.

FESTA COMPLETA

A confraternização foi organizada de forma voluntária pelas secretarias envolvidas, direta e indiretamente, na obra do Estádio. O ritmo ficou por conta da Banda "CCZ Music", formada por servidores do Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de Montes Claros. Houve sorteio de brindes e um almoço de confraternização.