Imagem de destaque "JARDIM PARA BORBOLETAS" - Família e amigos de Yvonne Silveira se emocionaram com homenagem

"JARDIM PARA BORBOLETAS" - Família e amigos de Yvonne Silveira se emocionaram com homenagem

14/11/2019 - 10:24
ASCOM | Texto e fotos: Pedro Neto

No início deste mês, foi inaugurada uma escultura gigante de borboleta em homenagem à escritora Yvonne de Oliveira Silveira, falecida em 17 de abril de 2015, aos 100 anos de idade. A solenidade foi concorrida e contou com a presença de familiares, autoridades, lideranças, intelectuais e formadores de opinião. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

A escultura e o jardim foram instalados no canteiro central da avenida São Judas, próximo à Igreja Católica do bairro. A obra é de autoria do artista plástico Gu Ferreira e foi esculpida com o auxílio dos reeducandos do programa "Para Além das Prisões", que dá novas oportunidades a quem está em regime semiaberto, oferecendo remissão de um dia de pena para cada três trabalhados. Pessoas em situação de rua também estão sendo contratadas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para cuidar das esculturas e dos jardins.

Os sobrinhos da homenageada, Jorge e Maria Luiza Silveira, destacaram as qualidades da escritora e lembraram que ela era uma pessoa admirável. Frisaram que Yvonne Silveira sempre se dedicou à cultura e foi um exemplo para os familiares.

A presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Felicidade Patrocínio, declamou um poema feito pela homenageada e destacou que sempre considerou Yvonne como uma mulher dinâmica e atuante em defesa da cultura.

O prefeito Humberto Souto, o promotor Paulo César Vicente e o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, salientaram que o programa, além de embelezar a cidade, também serve para valorizar mulheres que se destacaram ou que são atuantes na sociedade. Os três foram enfáticos ao frisar que o programa resgata a dignidade de reeducandos e de pessoas em situação de rua, além de servir para diminuir o preconceito social.

HOMENAGEADA - Yvonne Silveira foi fundadora e presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros. Também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico, da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. Foram 86 anos ligados diretamente à cultura e quase 30 na presidência da Academia Feminina de Letras.

PROGRAMA - As sete primeiras homenageadas pelo programa foram a promotora Ana Heloísa Marcondes Silveira (Praça da Rodoviária); a enfermeira Antônia Colares, a "Tonha da Santa Casa" (avenida Mestra Fininha com Deputado Esteves Rodrigues); a doméstica Maria da Conceição Silva, "Maria de Custodinha" (Trevo da Sion); a educadora Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva (Praça da Rosa Mística); a religiosa Joana Maria Juliana Wandekeybus, "Irmã Veerle" (avenida Deputado Esteves Rodrigues com Sidney Chaves); a educadora Yara Souto (futura Praça Yara Souto, no Todos os Santos); e a musicista Clarice Sarmento (encontro da avenida Bio Lopes com a rua João Martins, no Grande Renascença).