A 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi realizada na tarde da última quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Montes Claros, tendo como tema "Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas", com o objetivo de promover a escuta e a participação ativa das mulheres na construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município. O encontro reuniu autoridades políticas, representantes da sociedade civil e membros da população interessada em conhecer os avanços e desafios das políticas públicas para as mulheres.
O prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, enfatizou a importância da conferência e disse que a Prefeitura busca construir uma sociedade onde a ética seja o princípio básico. Acrescentou que a criação de ações é fundamental na sua administração, como aumentar o número de vagas em creches e Cemeis para que as mães ou responsáveis deixem as crianças em segurança para realizar suas obrigações com dignidade. Guilherme falou ainda sobre o novo projeto Guardiã dos Montes, que é uma Central de Monitoramento com mais de 400 câmeras que serão espalhadas pela cidade, com o intuito de garantir a segurança da população. Esse projeto foi criado, principalmente, pensando na segurança das mulheres, que precisam de uma cidade cada vez mais segura. O prefeito garantiu que mais ações como esta serão desenvolvidas.
Na oportunidade o prefeito ressaltou também a importância da presença feminina na sua gestão, como reflexo da força e da competência das mulheres no serviço público. “A administração demonstra na prática o protagonismo feminino na administração, elas ocupam posições estratégicas de liderança como secretárias, coordenadoras, diretoras, procuradoras e gerentes, sendo peças fundamentais na formulação e execução das políticas públicas. É a força feminina da prefeitura, transformando realidades, inovando e conduzindo a cidade para um futuro mais justo e igualitário”, finalizou.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Priscila Batista Almeida, também ocupante da mesa de honra da conferência, disse que esse tipo de evento é essencial e que o Executivo Municipal tem, não só nos mais altos graus hierárquicos, mulheres ocupando os mais variados cargos. Lamentou que, apesar do discurso de igualdade ser quase unânime, na prática, no Brasil as mulheres ainda são sub remuneradas e têm representatividade muito menor em comparação aos homens. Reconheceu, no entanto, que o momento representa uma grande modificação e que está sendo construído um futuro cada vez mais inclusivo e justo para as mulheres. “Eu sou uma mulher ocupando um cargo que é de livre nomeação e exoneração do prefeito e me sinto não só ocupando um cargo, mas sim participando da gestão, sendo escutada e tendo espaço. A minha voz conta e isso faz toda a diferença, porque o que a gente vê é que o prefeito não nos nomeou somente para poder dar uma resposta social, para dizer que tem mais mulheres na gestão, ele escolheu pessoas que julga reunir competências necessárias para o desempenho do cargo, independente do gênero”, disse Priscila.
Celeste Fróes, secretária de Administração, afirma que a mulher, por ser gestora de família, consegue fazer uma gestão pública com qualidade, zelo e carinho. “A mulher tem um toque especial por onde passa e um olhar detalhista que faz toda a diferença, e a administração do prefeito e do vice valoriza a mulher, pois somos seis secretárias na administração”, pontuou.
"Acredito que a atuação na gestão independa do gênero. Passa pela responsabilidade de cada um, assim como pelo compromisso e pelo respeito à administração pública. No entanto, é justo reconhecer quando acontece uma justiça histórica que há muito tempo não se via, de dar valor às mulheres pelos seus méritos, forjar lideranças por seus talentos e competências", comentou a secretária de Esportes, Juliana Peixoto.
A secretária de Cultura e Turismo de Montes Claros, Júnia Velloso Rebello, salientou que espaços diversos, valorização, visibilidade e muitas frentes de atuação fazem com que o trabalho de mulheres seja percebido pela qualidade das entregas e pelas possibilidades oferecidas: “não é apenas uma valorização da presença feminina, mas um reconhecimento real das múltiplas capacidades das profissionais sem que seja vetada sua participação em qualquer área. Um claro retrato disso é que nesta gestão postos de comando são dados a nós mulheres, ainda que em áreas dominantemente masculinas, como em obras e engenharias”.
A Conferência recebeu a palestrante Bárbara Ravenna, presidente do Conselho Estadual da Mulher, que falou sobre a importância de ter esse espaço rico de escuta coletiva e aprendizado, fortalecendo os laços entre as mulheres, despertando lideranças e ajudando cada uma a entender que tem um papel importante na construção da cidadania. “Montes Claros é uma cidade cheia de sabedoria, de força e de histórias de resistência, participar da conferência aqui foi reconhecer essa potência e lembrar que nenhuma política pública dá certo se não considerar de verdade a realidade das mulheres de cada lugar. Esse encontro foi muito mais do que um evento, foi um momento importante de escuta, de troca e de fortalecimento das mulheres da cidade”, disse a presidente.
Durante a conferência, surgiram propostas muito importantes, construídas de forma coletiva, a partir das vivências e das necessidades das mulheres da cidade. Agora, essas propostas vão ser levadas para a Conferência Estadual e, depois, para a Conferência Nacional. Assim, o que foi discutido vai ajudar a construir políticas públicas para todas as mulheres do estado e do país.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025