Cartão postal de Montes Claros, o Mercado Municipal Christo Raeff, administrado pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Aceleração Econômica, teve seus personagens registrados pelo fotógrafo, professor e mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes, Neto Macedo, que uniu fotografia e história para a exposição “Faces do Mercado”.
“Faces do Mercado” estará em cartaz no Museu Regional Norte Mineiro, de 8 a 29 de setembro, e apresenta ao público retratos fotográficos de 10 personagens icônicos do Mercado. Gente comum, mas que, segundo Macedo, na labuta diária do oficio, no trato com os clientes, no cuidado com os produtos se tornam parte importante da identidade da cidade, principalmente, porque está em um espaço que é mais do que lugar de comércio, é espaço de encontros, de troca de saberes, de construção de memórias. Ali, diferentes famílias se reúnem diariamente para trocar experiências, manter tradições, transmitir saberes e sustentar vínculos comunitários. São as pessoas que dão vida ao espaço: cada feirante, com sua trajetória, é parte essencial da identidade do Mercado e, por consequência, da própria cidade. “O mercado é mais do que o espaço, são as pessoas que transitam por ali e, principalmente, os feirantes. São eles que mantêm a alma do mercado, que mantêm a memória, que mantêm viva a cultura”, ressaltou Neto Macedo.
Para fazer as imagens, Macedo buscou valorizar a luz e registrar cada feirante exercendo seu ofício, em seu local de trabalho, por isso, as imagens mostram-se em uma linguagem intimista. Usando a iluminação, ele conseguiu destacar expressões, rugas, sorrisos e olhares que traduzem histórias de vida de cada um. Mas o espaço do mercado não foi esquecido: em segundo plano, as bancas, letreiros e cores vibrantes do mercado aparecem em desfoque, criando uma moldura viva que contextualiza sem competir com os protagonistas.
A exposição “Faces do Mercado” é uma homenagem àqueles que fazem do Mercado Municipal um patrimônio vivo de Montes Claros - não apenas pelas mercadorias que oferecem, mas pelas histórias, memórias e afetos que carregam consigo e, sobretudo, é um elemento importante da identidade de Montes Claros.
Natural de Montes Claros, Neto Macedo dedica-se a projetos que unem pesquisa histórica e linguagem audiovisual, registrando o cotidiano e a riqueza humana do Norte de Minas, em trabalhos que dialogam entre memória, identidade e cultura popular. Em “Faces do Mercado”, ele reforça a identidade de Montes Claros a partir dos feirantes do Mercado Municipal, apresentando-os como protagonistas de um patrimônio vivo da cidade.
A exposição “Faces do Mercado” será aberta ao público neste dia 8 de setembro, às 19h, no Museu Regional do Norte de Minas (R. Cel. Celestino, 75 - Centro, Montes Claros – MG), com entrada gratuita. A exposição fica em cartaz até 28 de setembro.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2025