Imagem de destaque TRÂNSITO MAIS SEGURO - Curso de Condução Segura para Motociclistas realizado pela MCTrans recebe reconhecimento da Associação das Empresas e Indú

TRÂNSITO MAIS SEGURO - Curso de Condução Segura para Motociclistas realizado pela MCTrans recebe reconhecimento da Associação das Empresas e Indú

22/09/2025 - 11:33
SECOM| Texto: Ana Karienina | Fotos: Divulgação

A Mctrans – Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito de Montes Claros teve a sua atuação de conscientização e educação reconhecida pela Associação das Empresas e Indústrias do Distrito Industrial (ASSEDI) I e II de Montes Claros.

O registro de agradecimento e reconhecimento se refere principalmente à iniciativa da empresa municipal de realizar o 1º Curso de Condução Segura para Motociclistas de Montes Claros, no dia 13 de setembro.

Para a Associação, a iniciativa de caráter educativo e preventivo é um marco importante para a cidade, pois abordou temas importantes como responsabilidade no trânsito, crimes de trânsito, direção defensiva e prevenção, além de primeiros socorros. “Por meio desse trabalho, a MCTrans reforça seu compromisso com um trânsito mais saudável, seguro e humano, contribuindo para a preservação da vida, a conscientização dos cidadãos e a construção de uma cultura de segurança viária em Montes Claros. Registramos, portanto, nosso reconhecimento público e agradecimento a toda equipe envolvida, pela dedicação em transformar a realidade do trânsito local”, diz o documento encaminhado pela ASSEDI à MCTrans.

De acordo com o presidente da MCTrans, Vinícius Pereira, a ideia do curso surgiu da preocupação com os números de acidentes envolvendo motociclistas. “Quase 70% do número de acidentes que ocorrem diariamente na cidade envolvem motocicletas. O objetivo é conscientizar essa população, refletir sobre os índices e trazer conhecimentos que podem evitar o acontecimento de acidentes”, enfatizou.

Dados do Samu mostram que, no primeiro trimestre de 2025, 64% dos acidentes registrados em Montes Claros envolveram motociclistas, com uma média de cinco ocorrências por dia.  Em média, os socorristas do SAMU atendem 156 ocorrências deste tipo por mês, o que corresponde a uma média de cinco atendimentos/dia. O presidente enfatiza que os principais fatores são “a falta de atenção e a imprudência, muitas vezes associada ao excesso de velocidade e até ao uso do celular durante a condução”.

O curso contou com a parceria do SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Sest Senat e outros órgãos de segurança, buscando fortalecer a abordagem prática e multidisciplinar do treinamento.

A Associação também reconheceu a importância da atuação das secretarias municipais de Aceleração Econômica e de Serviços Urbanos.