Imagem de destaque CHUVA DE PEIXES - Lagoas do Interlagos e do Parque Milton Prates recebem peixamento da Prefeitura

CHUVA DE PEIXES - Lagoas do Interlagos e do Parque Milton Prates recebem peixamento da Prefeitura

09/11/2022 - 10:37
ASCOM | Texto e Fotos: André Senna e Rubens Santana | Secretário de Comunicação: Alessandro Freire

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e em parceria com a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), realizou nessa terça-feira, 8 de novembro, peixamento nas lagoas do Parque Milton Prates e do Interlagos. Participaram da ação o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Soter Magno, o chefe de gabinete da CODEVASF, Fernando Brito, servidores de ambos os órgãos e alunos da Escola Municipal Hilda Carvalho de Mendonça. Foram soltos 20 mil alevinos de curimatã, matrinxã e piau, espécies nativas do rio São Francisco, em cada uma das lagoas.

De acordo com Julimar dos Santos Sousa, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias, a ação de repovoamento vai contribuir com o período de defeso (quando a pesca é vetada) na bacia hidrográfica. “Estamos aqui em Montes Claros na Lagoa do Interlagos porque essa lagoa faz parte da nossa bacia, que deságua em um grande rio. E temos percebido que o estoque pesqueiro dessas espécies especificamente tem se reduzido, ou até mesmo desaparecido. Colocamos a espécie piau nas duas lagoas, devido à sua facilidade para sobreviver e procriar nesses ambientes”, disse. Ele ainda explicou que a meta é fazer o peixamento de 500 mil alevinos em rios e lagoas da bacia do São Francisco, até o fim do ano.

Fernando Brito, chefe de gabinete da CODEVASF, enfatizou a importância de parcerias com as prefeituras para o benefício do rio São Francisco e sua bacia hidrográfica.

O superintendente da CODEVASF em Minas Gerais, Marco Câmara, destacou a importância dos peixamentos como ações de revitalização e preservação das espécies de peixes da região.

Para Soter Magno, secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, os peixamentos são fundamentais para manter a diversidade nativa na bacia do São Francisco. Os peixes que estão sendo soltos em Montes Claros, além de equilibrarem o ecossistema das lagoas, migram na época da vazante, mantendo rica a bacia hidrográfica, beneficiando o meio ambiente. “As espécies soltas nas duas lagoas podem se desenvolver e também procriar no local. Esse trabalho da CODEVASF é realizado ao longo dos anos e novamente chega em Montes Claros. Além disso, mostra a nossa preocupação com a Educação Ambiental, fazendo com que os alunos da Rede Municipal possam levar o conhecimento para amigos e familiares”, afirmou.

Andreia Cristina Gomes é supervisora da Escola Municipal Professora Hilda Carvalho Mendes. Ela conta que a ação de Educação Ambiental é de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos: “realizar essa prática com os alunos é uma grande novidade para todos nós. É uma oportunidade para estarmos introduzindo a questão da preservação e do cuidado com o meio ambiente. E os alunos que aqui estão serão também multiplicadores do conhecimento para os colegas da escola e até mesmo na convivência familiar".