A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), é responsável pelo Viveiro Municipal Professor Santos D’Ângelo Neto, que tem como objetivo a produção de mudas para atender o Município e seus moradores. A arborização é fundamental e a SEMMA, dentro de sua perspectiva ambiental, estimula o plantio de árvores na cidade. Já existe legislação municipal que torna obrigatório o plantio de árvores a cada cinco metros em frente às construções, para termos uma cidade mais verde e com bem-estar e saúde para a população.
No Viveiro Municipal, desde a preparação da terra até o ponto de doação das mudas, tudo é acompanhado com responsabilidade, com diversos cuidados para que a produção seja de qualidade. No local, são disponibilizadas mudas frutíferas de pés de goiaba, amora, jenipapo, jamelão, pitomba, mamão, maracujá, manga, acerola, pitanga, umbu e jambo. Dentre as nativas do nosso Cerrado, destacam-se as espécies aroeira, flamboyant, angico, cedro, canafístula, ipê, tamboril e acácia.
De acordo com o viveirista Luis Claudio Moreira Rocha, da Gerência de Preservação e Conservação Ambiental (GPCA) da SEMMA, o viveiro conta com cerca de 60 mil mudas. Todo morador de Montes Claros pode ir à SEMMA e solicitar até três mudas, que deverão ser plantadas no Município. O melhor período para o plantio é justamente nos meses de outubro e novembro, que historicamente antecedem o período chuvoso em Montes Claros.
Um destaque do Viveiro é o curso de produção de mudas promovido pela SEMMA, que acontece todas as sextas-feiras, pela manhã. Para garantir sua vaga, é necessário ligar na Gerência de Educação Ambiental, no número (38) 2211-3339. São apenas 15 vagas por semana.
O secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Soter Magno, externa que o Viveiro Municipal é fonte de vida, uma vez que lá são produzidas mudas que se tornam árvores que trazem grandes benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida de todos.
Todos os direitos reservados a Prefeitura Municipal de Montes Claros © 2018-2025