Imagem de destaque CEMEI, CERDI E POSTO DE SAÚDE - Prefeitura faz inaugurações adotando cuidados contra o coronavírus

CEMEI, CERDI E POSTO DE SAÚDE - Prefeitura faz inaugurações adotando cuidados contra o coronavírus

24/06/2020 - 16:29
ASCOM | Texto: Daniel Moraes | Fotos: Fábio Marçal, Rubens Santana e Divulgação

A Prefeitura de Montes Claros vem realizando a inauguração de diversas obras importantes para a população da cidade, contemplando áreas fundamentais como saúde, educação e mobilidade urbana. Nessa semana, foram inaugurados o CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do bairro Alterosa, assim como as reformas do CERDI (Centro de Referência em Doenças Infecciosas) e a ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Anália. Devido à pandemia de coronavírus, os eventos de inauguração estão ocorrendo de forma restrita, com poucos participantes, distanciamento entre os presentes e uso de máscaras. O prefeito Humberto Souto, que faz parte do grupo de risco da doença, participa das cerimônias através de videoconferência.

Na segunda, 22, foi inaugurado o CEMEI Monteiro Lobato, no bairro Alterosa, região sul de Montes Claros. O novo CEMEI terá capacidade para receber até 320 alunos, em dois turnos. O educandário é composto por duas salas de aula com fraldário, para crianças de 0 a 1 ano, duas salas de aula com banheiros internos, para crianças de 1 a 2 anos, duas salas de aula para crianças de 2 a 4 anos, duas salas de aula para crianças de 4 a 6 anos, e uma sala multiuso (informática, vídeo e biblioteca). A unidade também terá banheiros totalmente adaptados para alunos com necessidades especiais.

Já a reforma do CERDI, inaugurada nesta terça, 23, incluiu substituição de todo o sistema de cobertura, incluindo telhas, estrutura de madeira, calhas e rufos; substituição de todo o sistema de pisos, incluindo contrapiso de concreto, revestimento em porcelanato e passeio externo com acessibilidade; reparos em instalações elétricas e hidráulicas; instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio; reparos em janelas e substituição de todas as portas; instalação de bancadas de granito; e pintura interna e externa. O CERDI funciona na Policlínica do Bairro Alto São João e oferece exames rápidos e gratuitos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis.

Já a reforma e a ampliação da UBS da Vila Anália, também inauguradas ontem, contemplaram pintura; instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio; ampliação da edificação, possibilitando a implantação de sala de reunião, sala de esterilização de materiais, sanitário privativo de funcionários, copa, sala de agentes, sala de raio-x e banheiro de usuários; ampliação do consultório odontológico; e construção de rampa com acessibilidade para portadores de necessidades especiais.